sexta-feira, 27 de setembro de 2019
Oi pessoal, está bem na moda falar de cuidados com a pele, o tal skincare, mas por onde começar?! Vamos falar então dos 3 itens essenciais para uma pele bonita, bem cuidada e protegida!
Já tem alguns vídeos no canal falando sobre cuidados coma  pele, produtos baratinhos que eu indico e etc, mas hoje vamos falar do básico do básico, os primeiros produtos para iniciar os cuidados com a pele, os essenciais!
Todos esses cuidados servem para qualquer tipo de pele: branca, negra, oleosa, seca, acneica, sensível, jovem, madura... 
O primeiro passo é limpeza, use um sabonete facial que seja adequado para o seu tipo de pele. Eu gosto desses sem sulfato, que não ressecam a pele e alterno com sabonetes com ácido salicílico para controlar a oleosidade e espinhas. Lembrando que espuma não tem nada a ver com limpeza, são apenas várias bolhas de ar unidas, a limpeza dos sabonetes tem a ver com a formação de micelas.
O segundo passo é hidratar, toda pele precisa de hidratação, mesmo a pele oleosa já que presença de óleo não indica hidratação! Em alguns casos, pelo contrário, pode ser resultado do Efeito Rebote, em que a pele por estar ressecada produz mais óleo para se proteger dessa desidratação.
Os hidratantes são emulsões formadas geralmente por água e óleo, mas também podem ser gel-creme e mais mil outras opções disponíveis no mercado. A escolha depende das necessidades da sua pele, cremes a base de água ou géis são melhores para peles oleosas, enquanto cremes mais densos e com mais ativos hidratantes funcionam melhor para peles secas. Tenho usado esse da Neutrogena e amo, minha pele tem a zona T bem oleosa e esse funciona bem.
O último passo ( no caso de uma rotina para o dia) é muito importante e poucas pessoas fazem: o protetor solar! Não vou mentir, se for ficar em casa não passo, mas meus hidratantes costumam ter fator de proteção. O fator mínimo para te proteger é o 30, em alguns casos até é recomendado usar fatores mais altos, mas não se enganem, não existe fator de proteção que te proteja 100% por do sol, na verdade os fatores mais altos (60,70,80...) tem uma porcentagem de proteção quase constante, falei mais sobre FPS nesse post!
Já ouvi também pessoas negras falando que não precisavam usar protetor solar, precisa sim! A pele negra além de estar susceptível aos danos causados pela radiação assim como a pele clara, apresenta  também uma tendência maior a manchas, então atenção!
O meu favorito é o Anthelios AIRlicium que é caro mas excelente, não tem cheiro ruim, não é pegajoso, a pele absorve super rápido, não atrapalha na make.
Lembrando pessoal que eu sou farmacêutica, meu TCC foi na área de fotoproteção e envelhecimento da pele, mas o profissional que realmente pode te indicar produtos específicos para as necessidades da sua pele é o dermatologista!
Esses são os cuidados básicos, quero fazer mais vídeos expandindo essa rotina, adicionando outros produtos para cuidados mais específicos.
Me contem se vocês têm uma rotina de cuidados com a pele, o que vocês usam...
Até o próximo post!

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Farmacêutica, blogueira, youtuber, mineira de Juiz de Fora, apaixonada por maquiagem e dividir experiências!

Pesquisar

Todas as postagens

Youtube

Facebook

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...