sexta-feira, 12 de março de 2021
Oi pessoal, não costumo comentar sobre série em detalhe por aqui, mas essa foi uma que a cada semana não saia da minha cabeça, e essa vai ser a primeira sexta sem episódio novo! Vou resumir cada episódio, as referências e o que eu achei, então vai ter spoilers, se você ainda não assistiu volta aqui depois de assistir porque eu vou contar tudo!
A série está disponível no Disney +, são 9 episódios (os primeiros tem em torno de 30 minutos e depois vai aumentando) e se passa após Vingadores: Ultimato
Pelo que eu entendi, a ideia da Marvel é fazer minisséries que vão complementar o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) ou seja, tudo ser interligado. 
próxima é Falcão e Soldado Invernal, que estrearia primeiro na verdade, mas por causa da pandemia WandaVision saiu primeiro. Falcão e Soldado Invernal estreia dia 19 de Março e terá 6 episódios.
Engraçado que quando soube da série não liguei muito, mas depois da Wanda Vera Fischer e de assistir ao trailer, já queria assistir logo!
Eu achei ótimo sair um episódio por semana, assim consegui curtir mais a série, entender cada episódio, absorver, teorizar. Quando sai tudo de uma vez, assisto em uma dia e depois nem parece que assisti! Sabe quando você come uma coisa que você queria muito rápido, e depois arrepende porque parece que nem sentiu o gosto? Pois é, é assim que eu sinto quando vejo tudo de uma vez!
Uma coisa que não gostei do Disney+ é que demora para ir para o próximo episódio e não tem a opção de pular o resumo. Não sei se é em todas as séries por que só assisti essa, mas foi uma coisa que me chamou atenção. 

Mas voltando a WandaVision, as informações eu vi no canal Entre Migas (saudades das lives após cada episódio). Não vou comentar de todos os Easter Eggs e teorias, então muita coisa vai ficar de fora.

Episódio 1 - Gravado ao vivo com plateia (29min)
Já começamos com a abertura, imagens nova dos últimos filmes e então fica tudo preto e branco, a tela diminui (16:9 para 3:4), até o som muda! 
Esse episódio é ambientado nos anos 50, inspirado em The Dick Van Dyke Show e I Love Lucy, então a casa, figurino, gírias, atuação... tudo como era nas sitcons dessa época. O interessante é que não tem só computação gráfica nesse episódio, tem efeitos práticos também! 
Somos apresentados a Wanda, Visão e seu trabalho em uma empresa (Computational Services Inc.) que ele não sabe o que está fazendo, seus colegas Norm e Jones, a vizinha Agnes que ajuda Wanda a fazer algo especial para a data marcada com um coração no calendário. Agnes fala o tempo todo de seu marido Ralph...
Detalhe, nenhum dos dois se lembra porque a data está marcada! Wanda acha que é aniversário de casamento, mesmo não sabendo a quantos anos eles estão casados, e no fim era um jantar com o chefe, o Sr. e a Sra. Hart (semelhante a heart, coração em inglês)! E lá vem a Agnes para ajudar!
Na metade do episódio temos uma propaganda! A Stark Industries está anunciando sua torradeira nova, por alguns segundo uma luz vermelha pisca enquanto um apito toca. Aqui temos um dos primeiros traumas da Wanda, quando um míssil da empresa Stark caiu na casa de seus pais, ela e o irmão ficaram dois dias presos, com medo, e o míssil não explodiu.

Nesse primeiro episódio a gente fica perdido, como assim estamos nos anos 50, por que parece um programa de televisão? Vamos entender isso lá na frente, mas a série vai tratar sobre luto e suas fases (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação). 
Depois de Vingadores: Ultimato além de perdermos a Natasha e Tony (não sabemos ainda o fim do Capitão América idosinho, devemos saber na série nova), ela perdeu o Visão. Então sem o irmão e ele, ela fica perdida, o jeito de extravasar foi na forma de séries que ela assistia. 
Voltando ao episódio, o jantar é uma bagunça e eles não sabem dizer de onde vieram, quando se casaram, o episódio muda o tom quando Sr. Harts engasga (muito nervoso dessa parte) e cai (faz o som de uma bala caindo, muuito estranho). Aí eles vão embora sorridentes e Visão é promovido, não faz sentido nenhum!
O episódio termina com os dois sentados no sofá ligando a televisão, a imagem fecha em um hexágono e aparece alguém assistindo o programa deles em uma televisão antiga e a pessoa anota algo em um caderno com uma espada estranha na capa. 
Aí você pensa: entendi foi nada! Nem eu! 
Os dois primeiros episódios foram liberados juntos, então vamos ver se no segundo melhora alguma coisa.

Episódio 2 - Não mude de canal (35min)
A logo da Marvel dessa vez fica em vermelho e cinza e o episódio começa com os personagens deitados em camas separadas e sendo acordados por um barulho e Visão diz que os colegas do trabalho alertaram para pessoas estranhas mudando para o bairro. Então Wanda junta as camas e eles aproveitam.
Agora estamos nos anos 60 e a abertura é inspirada em A Feiticeira e Jeannie é o Gênio (amava assistir).
Wanda e Visão treinam para o show de mágica que vão fazer como Ilusão e Glamour (nos quadrinhos da Marvel são um casal de mutantes conhecidos por realizar truques de mágica utilizando seus poderes mutantes para enganar o público). Ela quer que eles pareçam o mais normal possível e se enturmem com os vizinhos, já que é onde eles moram agora. 
Visão vai para a reunião de vigilância do bairro e Wanda para a reunião do comitê de organização do evento beneficente. 
Antes de sair, Wanda escuta um barulhão estranho e vê um helicóptero vermelho de brinquedo, ele tem uma espada ao contrário desenhada... Calma que já já eu explico!
Ela encontra Agnes que diz que ela tem que impressionar Dottie e ela conhece Geraldine, que acabou de chegar na cidade e está meio perdida, na verdade até Wanda tocar na sua mão, nem o próprio nome ela parece saber! O evento de caridade é para arrecadar fundo "para as crianças".
Claro que dá tudo errado, Wanda não impressiona Dottie e tudo fica ainda mais estranho quando ela diz que ouviu coisas ruins sobre os dois e do nada uma voz no rádio começa a falar com a Wanda! Dottie corta a mão no copo e vemos o sangue vermelho vivo em contraste com o preto e branco da cena.

Visão chega na reunião e os homens estão fofocando, ele pega um chiclete com Herb que agarra nas engrenagens (ele é meio robô, um sintezoide) e ele fica parecendo bêbado!
Hora da propaganda, agora do relógio Strücker com o símbolo da Hydra, fazendo alusão ao Barão Von Strücker que fez experimentos com os gêmeos (Wanda e Pietro) usando a Joia da Mente.

Pausa para entender o que aconteceu até aqui: O barulho que a Wanda escuta é o Helicóptero da S.W.O.R.D. (E.S.P.A.D.A. em português) uma subdivisão da S.H.I.E.L.D  que lida com ameaças extraterrestres, tudo deles tem esse espada. A Geraldine é uma agente e entra por acidente, mas isso vamos ver nos próximos episódios. Vamos entender depois também como o agente do FBI Jimmy Woo conseguiu falar com a Wanda usando o rádio. 
O show é uma loucura, Visão voa e usa seus poderes e Wanda tem que consertar tudo para não parecer mágica de verdade. Floreio!
Quando o episódio está terminando, Wanda e Visão indo terminar no sofá, Wanda fala "pelas crianças" e uma barriga de grávida aparece! Então ouvimos um barulho e um apicultor sai de um bueiro! Wanda simplesmente diz "Não" e volta até a cena em que eles descobrem a gravidez, eles se beijam e tudo ganha cor.
Cada vez mais mistérios!

Episódio 3 - Agora em cores (32min)
Agora estamos nos anos 70, tudo colorido mas a tela ainda é quadrada (3:4), a abertura é inspirada na série The Brady Brunch. Adoro ir reparando a mudança na casa, a ambientação, os figurinos...
A gravidez da Wanda acontece acelerada, ela não consegue controlar seus poderes direito. 
Herb começa podando um arbusto e termina no muro, agindo de uma forma estranha...
Depois da Wanda deixar todo mundo sem luz durante uma contração, Visão diz que tem algo errado em Westview, aí buga tudo e ele repete a fala mas mudando, e se referindo a gravidez e eles serem inexperientes. Hein?
Daí vem mais um comercial, dessa vez é do sabonete Hydra Soak
Em algum episódio de Agents of S.H.I.E.L.D. o agente Coulson fala sobre um sabonete azul usado para controle da mente, pode ser uma referência.
Nesse episódio quem visita eles é a Geraldine, logo quando Wanda está quase parindo! Ela acaba ajudando no parto, nascem gêmeos (Billy e Tommy) e aí as coisas ficam estranhas. 

O médico que antes ia viajar para as Bermudas diz que é difícil sair de cidades pequenas e Agnes está fofocando sobre a Geraldine com Herb. Ela diz que Geraldine não tem casa, não tem família, é nova na cidade. Ele diz que ela veio porque eles estão... Ele não consegue terminar, Agnes interrompe e tudo volta ao normal.
Geraldine (com o melhor look e make de todos os episódios) comenta quando Wanda diz que teve um gêmeo, Pietro, que ele foi morto pelo Ultron! Daí reparamos no colar com o símbolo da S.W.O.R.D. que ela usa no episódio inteiro. Wanda estava cantando em sokoviano, ela para, confronta Geraldine e na cena seguinte ela não está mais na casa. A tela vai aumentando e vemos a saída de Westview, Geraldine é jogada por uma barreira, aparece helicóptero, um monte de gente e acaba!
A cada episódio eu ficava com mais cara de boba, totalmente perdida! hahaha

Episódio 4 - Interrompemos este programa (34min)
Esse episódio é como os de séries atuais, realmente temos uma interrupção na série da Wanda. Começamos com Geraldine, que descobrimos ser Monica Rambeau, a filha de Maria Rambeau, lá de Capitã Marvel! Ela volta do blip (quando Thanos estalou os dedos e sumiu com metade do mundo) depois de 5 anos em um hospital e descobre que sua mãe morreu nesse meio tempo, ela tinha câncer.
Então ela vai até a  S.W.O.R.D. e encontra o diretor interino Tyler Hayward que atualiza ela, ele está substituindo a mãe dela, que criou a agência.

Monica vai ajudar o agente Woo do FBI em um caso de pessoa desaparecida em Westview, os policiais da cidade vizinha Eastview, dizem que a cidade não existe. Agente Woo tenta ligar para os moradores da cidade e ninguém atende, a pessoa que desapareceu era uma testemunha e nenhum parente lembra da existência dessa pessoa. Então ela usa um drone (que parece um helicóptero de brinquedo) que some ao entrar na cidade, Monica percebe um campo de energia e é engolida ao tocar.
Então a agência monta acampamento na entrada da cidade e Darcy Lewis (de Thor) aparece para ajudar. Ela descobre ondas de televisão e a partir daí começam a assistir a série da Wanda. O apicultor saindo do bueiro era um agente tentando entrar na cidade para resgatar Monica, já que os drones sumiam na cidade e não conseguiam informação nenhuma. No final do primeiro episódio, quem estava assistindo e fazendo anotações, era a Darcy!
Eles chamam de Anomalia de Westview e vão assistindo e identificando as pessoas que estão no programa, o agente Woo vai anotando o que eles não sabem, como por exemplo, por que a anomalia tem um formato hexagonal? O Visão está vivo?
Darcy resolve tentar se comunicar usando o rádio, daí a cena do agente Woo falando com a Wanda, mas na transmissão essa parte é cortada. 
Tudo que passa pelo campo ao redor da cidade é modificado de acordo com a época, assim o agente virou um apicultor.
Eles estão assistindo ao terceiro episódio, assim que Wanda confronta Geraldine, corta para o final. Darcy acha que tem alguém censurando a série.

Vamos então para a parte cortada, a tela volta para aquele formato menor, e vemos a Wanda usando seus poderes para mandar Geraldine embora, quando ela olha para o Visão, vê ele morto, como Thanos deixou, é assustador! Ela fala sobre eles poderem ir para qualquer lugar e ela responde que aquele é o lar deles, ela tem tudo sob controle. Então Woo e Darcy encontram Monica e ela diz que é tudo obra da Wanda.
Esse episódio ajudou a entender um pouco o que está acontecendo.

Episódio 5 - Em um episódio muito especial (41min)
Agora estamos nos anos 80, Wanda e Visão tentam acalmar os bebês (Wanda não consegue usar suas habilidades para eles pararem de chorar), e adivinha quem aparece? Agnes, num look ginástica maravilhoso!
 Mas quando Visão não quer deixar os filhos com ela, o tom do episódio muda, Agnes pergunta se deve refazer a cena. Muito estranho, até os bebês param de chorar nessa hora... 
Visão fica desconfiado e quando eles vão olhar os berços, os filhos cresceram! Agora eles tem 5 anos e a abertura é inspirada em Full House (com as irmãs gêmeas mais velhas da Elizabeth Olsen, a Wanda),  Family Ties. Prestem atenção nas letras de cada abertura e o que elas falam! Destaque para o Visão bebê e depois ele fantasiado! hahaha Ah, sabe o gazebo que aparece, é o mesmo de Gilmore Girls, eles usaram o mesmo estúdio para a cidade cenográfica.

Corta para Monica contando como ela foi parar na série da Wanda, ela relata dor e depois a voz dela em sua cabeça, e um sentimento de desespero, sem esperança, como se estivesse se afogando. Ela diz "grief" (luto) mas foi traduzido como tristeza. Os exames feitos na agente não deu nada, ficou tudo branco!
Depois de um resumo simplificado sobre a Wanda, Hayward pergunta se ela não tem um codinome, ou seja, ela ainda não é conhecida como Feiticeira Escarlate, apenas como Wanda. Ele faz questão de ressaltar o que ela já fez de ruim. Monica a defende, ela não acha que seja nada premeditado ou com intenções terroristas, aí o diretor mostra um vídeo da Wanda vendo o corpo do Visão na agência, ele diz que ela roubou nove dias atrás. Woo lembra que isso vai contra o Acordo de Sokovia e o desejo do Visão, que não queria ser usado como arma depois de morto.

Voltamos para série, os meninos encontram um cachorro, Agnes aparece exatamente com o que eles precisam, Wanda usa suas habilidades na frente de todos. Depois de decidirem que os gêmeos só poderiam ter um cachorro quando tivessem 10 anos, eles se olham e envelhecem!
Monica que entrar de novo em Westview e ajudar Wanda, ela precisa de uma engenhoca sob rodas para teoricamente entrar em segurança. Darcy chama a anomalia de Hex por causa do formato hexagonal. Coisa que aprendi assistindo a série Grimm:"Hex" significa bruxa, tem até um livro com esse nome (do
Thomas Olde Heuvelt).
Darcy, Woo e Monica comentam como Wanda é poderosa, ela podia ter acabado com Thanos, outra que chegou perto foi a Capitã Marvel. Monica faz uma cara estranha quando o nome dela é mencionado. Bem, ela era melhor amiga de sua mãe, que sumiu e depois voltou. Elas se conhecem desde que ela era pequena.
Darcy, Monica e Woo entendem que tudo que entra é modificado, a roupa dela foi modificada por causa do colete a prova de bala que ela usava, Wanda está manipulando a realidade.

Computadores chegam na empresa de Visão (estamos agora no início dos anos  90), eles usam a internet discada e recebem o primeiro e-mail: um aviso da S.W.O.R.D. sobre a Anomalia Maximoff, mas ninguém leva a sério. Visão desconfia e faz alguma coisa com Norm que ele sai do controle da Wanda e fica desesperado!
Wanda fala para os filhos que família é para sempre, que ela tem um irmão que está distante.
Outro drone da S.W.O.R.D. entra na cidade, dessa vez ele já usaram tecnologia antiga para não ter mudança. Monica acha que eles só querem se comunicar, mas Hayward ataca, deixando Wanda furiosa e reforçando a camada energética ao redor da cidade.
Intervalo comercial das toalhas de papel Lagos, para limpar a bagunça, ou como falamos no Brasil, para passar pano nas coisas erradas! hahaha Lembrando que Lagos foi a cidade na Nigéria que Wanda matou várias pessoas acidentalmente, tentando conter uma explosão.

Nesse episódio o tamanho da tela vai mudando conforme estamos na realidade ou na série, segundo o tamanho de exibiçao da época.

O cachorrinho dos meninos sumiu, Agnes encontra ele e diz que ele comeu suas azaleias e morreu. Os meninos pedem que Wanda conserte a morte e ela diz que eles não podem fugir do sofrimento ou tentar mudar o que aconteceu. 

Visão confronta Wanda sobre Norm e ela diz não saber de nada, ela encerra o episódio mas eles continuam discutindo, ele espera que no início tenha sido sem querer e que só agora ela descobriu. Wanda diz que tudo isso é pra eles, que ela vai resolver o que está acontecendo. Visão quer saber o que tem fora de Westview, ele não sem lembra de nada antes de se mudarem para a cidade. Onde estão as crianças da cidade? Wanda ri da ideia de elas estar controlando todos. Visão diz que o que ela está fazendo com a cidade é errado, então a campainha toca e quem aparece? Pietro! 
Mas não o ator do filme da Marvel, e sim o dos filmes do X Men!!! Agora que a Disney comprou a Fox, os Mutantes são dela. Darcy fala que a Wanda reescalou o Pietro, e foi bem isso! A escolha do ator deve ser por conta do carisma dele.
Mais um morto para a série....

Episódio 6 - Um Halloween assustadoramente inédito (37min)
Esse foi meu preferido e o mais esperado, finalmente vamos ver a Wanda com a fantasia de Feiticeira Escarlate dos quadrinhos!!!
Abertura inspirada na série dos anos 2000 Malcom in the Middle. Billy e Wanda estão fantasiados, Tommy e Pietro ainda não. 
Pietro lembra de um Halloween que eles pegaram tifo (parece que ela está de Viúva Negra e ele Nick Fury)  Wanda não se lembra. 
Visão usa a fantasia clássica do personagem nos quadrinhos, mas diz que está de lutador mexicano. No início ele diz que vestiu a fantasia porque era a única roupa do armário, como se a Wanda estivesse controlando ele, depois ele faz uma piadinha.
Pietro fica muito próximo dos sobrinhos nesse episódio, ele tem um jeito garotão, brinca com os meninos, ensina umas coisas erradas. Visão diz que vai vigiar o bairro, Wanda não gosta que ele não quer seguir o roteiro dela e sair com os meninos para pegar doces.

Enquanto isso a S.W.O.R.D. tenta entender o que aconteceu depois do ataque a Wanda, Hayward afasta Woo, Monica e Darcy porque eles não concordam com ele e fala uns absurdos para a Monica sobre a sua mãe, um babaca. 

Wanda testa Pietro e as lembranças estranhas, ela comenta que ele está diferente. Então ele usa sua velocidade para aprontar com os meninos, e eles falam a expressão "Kick Ass", que foi traduzido como "radical", mas é o nome de um filme que os dois "Pietros" participaram, Evan Peters e Aaron Taylor-Johnson, em 2010.
Visão reclamou da falta de criança, toma criança! hahaha Depois da bagunça dos meninos, Wanda fala com Herb que Visão pode ajudar e ele fala que ele não está patrulhando hoje e pergunta se ela quer mudar alguma coisa, se está tudo do agrado dela.
Longe da Wanda a situação da cidade é triste, as pessoas ficam repetindo tarefas como se estivessem presas, é bizarro.
Falando em bizarro, vem a propaganda do Yo-Magic, o iogurte dos sobreviventes! 
Reparem nos filmes em cartaz no cinema: Os Incríveis (com irmãos com telecinese e velocidade) e Operação Cupido (outro filme de gêmeos).
Mais um diálogo estranho entre os irmãos e a pergunta: cadê o sotaque da Wanda e por que ele vai e volta? 
Tommy descobre que tem super velocidade igual ao tio! Hey! E eles estão fantasiados iguais!
Ele pode correr a vontade, desde que leve o irmão e não ultrapasse a Avenida Ellis!

Darcy hackeia o computador do Hayward e descobre que ele rasteia onde está o Visão através do vibranium, material que ele é feito. 

Visão vai até a rua proibida e vê todos parados, ele encontra a Agnes e eles tem uma conversa estranha. Ele desprograma ela e a vizinha pede ajuda, diz que ele é o Visão dos Vingadores e pergunta se ela também está morta, porque ele está! E ele não sabe o que é um Vingador.
Ele quer sair da cidade e entender o que está acontecendo, mas Agnes diz que Wanda não deixa nem eles pensarem nisso!

Darcy descobre que passar pelo Hex está modificando as células da Monica, mas ela quer entrar novamente mesmo assim, ela entende o que Wanda está sentindo e quer ajudá-la.

Gente e o Pietro perguntando onde as crianças estavam esse tempo todo?! Ele está perguntando tudo que nós estávamos curiosos! Ele diz não achar errado o que ela está fazendo, que é impressionante, antes ela alterava a mente de algumas pessoas, e agora ela tem uma cidade toda sob controle!
Ela não sabe como fez nada disso, só que estava se sentindo completamente sozinha, vazia e um nada infinito.

Darcy descobre um tal Projeto Catarata, que é uma doença que afeta a visão, os sintomas são: visão embaçada, duplicada e esbranquiçada.
Visão consegue sair da cidade, mas fora do Hex ele começa a ser destroçado! Nenhum agente ajuda ele e quando Darcy tenta fazer alguma coisa, ela é presa em um carro.
Billy sente o que está acontecendo (ele tem os poderes da mãe) e ela expande o Hex, a S.W.O.R.D. vira um circo! hahaha Algumas pessoas conseguem fugir, mas não todos.

Episódio 7 - Derrubando a quarta parede (37min)
Chegamos em 2010 e a inspiração do capítulo é Modern Family e The Office! A quebra da quarta parede é o personagem falar com quem está assistindo, como se soubesse que está sendo filmado. Já tínhamos um pouco disso no episódio anterior.

Wanda acorda, ainda com a fantasia, sem o Visão. Quem nunca surtou e precisou expandir as fronteiras do mundo que você criou, não é mesmo?!
A casa está fora de controle, mudando entre as décadas! E Billy está ouvindo coisas...
Daí vem a abertura, toda inspirada em Happy Endings, aparecendo só o nome da Wanda, no final é que aparece do Visão. Ah, a fonte e o calendário é igual a abertura de Modern Family!

O que restou da S.W.O.R.D.  não consegue mais saber o que está acontecendo dentro da cidade porque a transmissão do programa da Wanda foi interrompida, Hayward quer lançar algo.
Visão acorda no meio de um circo e Darcy virou uma daquelas pessoas que faz o truque de se soltar (escapista), ele desprograma ela, que resume o que aconteceu nos últimos tempos e conta que é fã da serie e o amor deles é real! Eles estão tentando chegar até a casa dela, mas tem algo impedindo.

Wanda está perdida com os filhos, fala que Pietro não é o tio deles, e que ela não tem a respostas para tudo! Segundo ela, tudo é sem significado, nada faz sentido. Agnes leva os meninos para casa dela, Billy fala que lá é quieto, que ela é quieta, dentro dela...

Woo e Monica entendem a ideia de Hayward: religar Visão e usar como arma, mas eles ainda acham que Wanda roubou o corpo. Eles encontram as pessoas que vão ajudar Monica a entrar novamente na cidade usando um veículo todo blindado e protegido.
A propaganda da vez é o antidepressivo Nexus, mas o que é isso? 
O Nexus de Todas as Realidades é um portal interdimensional no qual as realidades se encontram, sua estabilidade depende de seres poderosos, chamados de seres nexus ou nexi. Eles são vigiados por uma agência intertemporal chamada Time Variance Authority (TVA) e Guardiões do Tempo que encontram e ajustam os Nexi que estão distorcendo demais o tempo. Isso faz referência ao Multiverso e resumindo tem a ver com os filmes novos do Dr. Estranho, Homem Aranha, Home Formiga e a série do Loki. 

Monica se paramenta toda, parecendo uma astronauta e o veículo não passa, essa cena dá muita agonia! Ela tira o capacete e entra a força. 
A cena da transformação dela em Fóton é incrível, ela escuta sua mãe e Carol Danvers (Capitã Marvel), são falas do filme Capitã Marvel. Então a transformação está completa, ela consegue ver a energia do ambiente. Ela corre até a Wanda e elas brigam de novo, ela tenta contar o que  Hayward quer fazer com o Visão, como ele não se importa com a cidade, que eles são diferentes, mas ele quer a Wanda como vilã. Wanda ataca e Monica cai na pose clássica de super herói!  Monica quer ajudar e fala como ela entende o que Wanda está sentindo, ela já perdeu a pessoa mais próxima, o pior já aconteceu e não tem o que fazer, como mudar. 
Antes que elas se entendam, Agnes aparece e leva Wanda embora para sua casa, ela fala que os gêmeos estão no porão e aí entramos no capítulo em que o Chaves entra na casa da Bruxa do 71, o lugar é bizarro!
Close em um livro saído direto da biblioteca do Dr. Estranho. 
Agnes se revela Agatha Harkness, e aí temos a abertura da série da Agatha, Agatha All Along! No ritmo da série Família Monstro! Foi ela que trouxe o Pietro (no caso fake Pietro, Fietro. Não é o irmão dela, ele está morto mesmo) e matou o cachorro dos meninos!
Calma que esse episódio tem cena pós créditos! Monica olha a porta externa do porão, vê uma luz roxa (cor do poder da Agatha) e Pietro aparece perguntando o que ela está bisbilhotando!

Episódio 8 - Nos capítulos anteriores (46min)
Aqui não tem abertura, só a logo da Marvel ficando roxa, mostrando que hoje a série é da Agatha!
Estamos em Salem, 1693, Agatha é amarrada e acusada de trair seu coven, ela é uma bruxa. 
Ela é acusada de acessar um poder acima de sua idade e posição, uma magia sombria. Muito dissimulada, ela diz que não quebrou as regras, elas se dobraram para seu poder. Ela pede ajuda e diz não ter controle, as bruxas começam a recitar um feitiço e é possível entender as palavras "monstro" e "natural", sua mãe é a líder do coven
A cor do poder das bruxas é azul, então fica roxo, Agatha mata as bruxas, inclusive sua mãe, absorvendo seus poderes.
No porão da Agatha aprendemos que se uma bruxa desenha runas em um local, apenas ela pode usar magia. 
A bruxa sentiu a magia no lugar e foi atraída, ela quer saber como Wanda está fazendo tudo, usando magia em piloto automático. Ela faz Wanda reviver seus momentos traumáticos: primeiro com a família, assistindo Dick Van Dyke  e treinando inglês, até o míssil cair na casa deles. Aqui vemos uma Wanda morena, e não ruiva! Essa cena é estranha, parece que Wanda quer alcançar o míssil para desarmá-lo...O míssil nunca explodiu e eles ficaram 2 dias presos.
O próximo trauma é a experiência dela com a Joia da Mente, feita pala Hydra. Nenhuma cobaia tinha sobrevivido. A cena é linda!!! 
Quem será a imagem que ela vê na Joia? Ela deu poderes ou apenas ampliou? Achei bem estilo Fênix Negra...
E lá está ela, em isolamento, assistindo a uma série. Uma coisa estranha: eles não conseguem ver o que aconteceu quando Wanda toca a Joia, tem um corte e ela está caída desmaiada.
Por fim, ela revive quando morava com Visão no complexo dos Vingadores, logo que ela perdeu o irmão e eles se aproximaram. Ela está assistindo a uma série e Visão acha que conversar sobre a perda pode ajudar, mas ela responde que a única coisa que ajudaria seria ter o irmão de volta. Essa parte é muito triste e sensível, ela diz estar cansada e sentir como se uma onda a atingisse e após ficar de pé, ela é atingida novamente, uma hora ela vai se afogar. E aí vem a frase do Visão: o que é o luto, se não o amor que perdura?
A gente esperava uma série de super herói, risadas, cenas de ação e ganhamos uma série sobre o que o luto pode fazer com uma pessoa e uma sessão de terapia com a Wanda. Ah, e a cara inchada de chorar nos últimos episódios.
Isso tudo e Agatha ainda não sabe como ela fez o Hex, o que nos leva a última lembrança: a invasão a S.W.O.R.D. Descobrimos que Wanda não roubou o corpo do Visão, que estava sendo desmontado!
Hayward é um babaca como sempre, se refere ao Visão como uma arma, um amontoado de peças caras de vibranium, e que ele não pertence a ela. Então ela surta, vai até Westview com a escritura de uma casa ainda por construir, o desespero a consome e o poder explode dela, formando toda a realidade e criando um Visão.
Com as respostas, Agatha mostra os meninos presos e diz que ela não faz ideia do que é, de como é perigosa, capaz de criação espontânea, é Magia do Caos. ela é uma Feiticeira Escarlate.
Na cena pós créditos, descobrimos o que Hayward queria lançar: ele liga um Visão branco usando a energia que o poder da Wanda deixou no drone que ele usou para atacá-la.
E aí, quem é o vilão dessa história: Wanda, Agatha, Hayward.

Episódio 9 - O grande final (49min)
O episódio começa de onde parou, Wanda ataca Agatha e liberta os meninos. A bruxa absorve os poderes de cada ataque da Wanda deixando sua mão escurecida. Detalhe para a caracterização da bruxa 
ser bem parecida com a sua versão nos quadrinhos, bem Bruxa do do 71 maligna!
Então o Visão Branco aparece, como ele passou pelo Hex não sei, só sei que ele tenta matar Wanda, então o Visão dela aparece. Agora ela acha que deveria ter aberto o jogo ao invés de manipular ele, e que pode consertar tudo.
Temos duas lutas se desenrolando: Wanda X Agatha e Visão Branco X Visão, e a coitada da Monica presa pelo "Pietro".
Visão quer evitar uma briga mas a missão do outro é neutralizar Wanda e destruir ele.

Woo aparece no acampamento da agência e ameaça expor Hayward, ele diz que o FBI vai chegar em uma hora (mas ele nem tinha notificado ninguém!). Ele se soltando das algemas e falando "floreio!" hahaha

Agatha conta que tem um capítulo no Darkhold sobre ela que diz: A Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada. Ela não tem coven, não precisa de encantamento, seu poder excede o do Feiticeiro Supremo. É o seu destino destruir o mundo.
Esse livro também é conhecido como o Livro dos Pecados, o Livro dos Feitiços ou o Livro dos Amaldiçoados, é um poderoso grimório, ou seja, um livro de feitiços, maldições e outras informações sobrenaturais. Ele é muito perigoso.

Wanda não acredita que pode ser uma bruxa, já que ela não sabe nenhum feitiço e ninguém ensinou mágica para ela.
Agatha liberta a mente de Dottie, que se chama Sarah, ela implora que Wanda deixe sua filha sair do quarto, mas Wanda acredita que Agatha está fazendo ela falar essas coisas. Ela liberta todos da cidade, eles culpam ela, dizem que sofriam, tinham seus pesadelos, sentiam seu luto e desespero! Isso a deixa sobrecarregada e ela ataca todos sem querer. 

Monica descobre que está presa com Ralph Bohner, ele usa um colar que permite que a bruxa o controle, mas ele é só mais um morador da cidade, ou será que ele era a testemunha que o FBI perdeu lá no início da série, e esse é um nome falso? De qualquer forma, Pietro ele não é!

Billy sente que a mãe precisa de ajuda e eles correm até ela, enquanto isso ela abre uma brecha no Hex para os moradores escaparem, então os agentes da S.W.O.R.D. aproveitam para entrar.
Sem Hex, sem família, eles só existem dentro da cidade. E se ela mantém a realidade, os moradores ficam presos.
Chega uma hora que eles estão cercados: Agatha, Visão Branco e S.W.O.R.D., então cada um vai cuidar de uma ameaça!
O embate do Visão passa a ser intelectual, o Visão Branco precisa destruir o Visão, mas ele é apenas um Visão Condicional, é o outro que tem suas peças. Eles discutem o Paradoxo do Navio de Teseu: se as peças do navio fossem trocadas, ainda seria o mesmo navio? Eles concluem que ambos são o Visão e nenhum deles é o Visão. O Visão Branco tem as memórias ativadas pelo Visão e some.

Os meninos usam seus poderes para lidar com os militares e Hayward tenta balear os meninos, mas Monica aparece e salva eles. Seu poder é a intangibilidade e a absorção de energia. Os olhos dela ficam amarelos dessa vez e não azuis como quando ela passou pelo Hex.
Então ele resolve atropelar os três, mas aí Darcy aparece e atropela o carro do diretor!

Lembra quando Wanda aparecia atrás das pessoas e manipulava sua mente? Ela faz isso com a Agatha, elas voltam para a memória em Salem e acena é assustadora! As bruxas começam a falar que Wanda é uma bruxa, a Feiticeira Escarlate, precursora do caos. Muito poderosa, mas sem o conhecimento para usar esse poder.
Agatha diz que se ela ceder o poder, ela corrigirá as falhas e eles podem viver felizes em Westview, sem machucar ninguém. Elas lutam e Agatha absorve todo poder da Wanda, até ela ficar como aquelas bruxas de Salem. Segundo Agatha, depois que um feitiço é lançado, não pode ser modificado, o que ela criou em Westview não tem como mudar.
Wanda enganou a bruxa, durante o ataque ela desenhou runas e a prendeu no Hex, sem poder, como Agnes!
Ela reabsorve seu poder e toma a forma de Feiticeira Escarlate, como a imagem que ela viu na Joia da Mente.
Agatha avisa que ela não sabe o que libertou, que vai precisar dela.

O Hex vai diminuindo, eles vão para casa e se despedem, a cena dela agradecendo aos meninos é tão triste, ela repete que família é para sempre. 
Depois, a despedida do Visão e a explicação do que ele é: parte da Joia da Mente que existe na Wanda, um corpo de fios, sangue e ossos criado por ela, sua tristeza e esperança, seu amor. 
Ele se despede lembrando que já foi uma voz sem corpo, um corpo não humano e agora uma memória tornada real, quem sabe o que ele será em seguida.  Eles já se despediram antes, então podem voltar a se ver novamente. 

A cidade volta a ser o que era antes, a casa não existe mais e os moradores tem raiva dela. Monica diz que entende, se pudesse ter a mãe de volta ela tentaria, ninguém sabe o que ela sacrificou.
Wanda vai embora dizendo que vai tentar entender esse poder.
Nesse último episódio temos duas cenas pós créditos: uma com a Monica e uma Skrull, ela a convida para um encontro com um velho amigo de sua mãe no espaço. Na cena pós crédito de Super Homem: Longe de casa vemos um Skrull (Talos)  se fazendo passar pelo Nick Fury enquanto ele está  em algum lugar do espaço. Será esse amigo? E o FBI chega em Westview para limpar a bagunça!
A segunda cena mostra Wanda em um lugar afastado, processando o que aconteceu. Mas então vemos uma outra Wanda, como Feiticeira Escarlate, lendo o livro e escutando seus filhos pedindo socorro.

Elizabeth Olsen já está gravando o próximo filme de Dr. Estranho e eu acho que ela vai tentar recuperar os filhos usando o livro, e o Mago Supremo (que é menos poderoso que ela) vai ter que impedir que algo dê errado. Dr. Estranho e o Multiverso da Loucura ainda está em produção.

Eu não sabia o que esperar da série, mas não foi algo assim! Temos a história da televisão e das sitcons americanas sendo contada, entendemos melhor a Wanda e tivemos uma reflexão muito sensível sobre perda. Também tem cenas divertidas, outras assustadoras, algumas tristes, confusas. Eu amei a série e adorei que quando você assiste pela segunda vez, muita coisa faz sentindo. 

Vi que algumas pessoas não gostaram porque acharam a série lenta, não gostaram de ser um episódio por semana, ficaram com raiva que as teorias não estavam certas (Mephisto vilão? Dr. Estranho no último episódio? Quarteto Fantástico?).
Eu não gosto de ficar teorizando, gosto de curtir a experiência, ir assistindo para relaxar, sem pesquisar muito, então eu curti!
WandaVision revolucionou o MCU, vamos sentir os impactos e desdobramentos nos próximos filme, já estou ansiosa e curiosa!
Ah, a ideia é ser uma minissérie, então não parece que vai ter mais temporadas...

Quem também já assistiu WandaVision me conta o que achou, qual seu episódio favorito?!
Beijos e até o próximo post!  

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Farmacêutica, blogueira, youtuber, mineira de Juiz de Fora, apaixonada por maquiagem e dividir experiências!

Pesquisar

Todas as postagens

Instagram

Facebook

Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...