Adotando um cachorro na pandemia

em sexta-feira, 21 de maio de 2021

Oi pessoal, depois de muito tempo querendo e planejando, finalmente coloquei em prática, adotei um cachorro!!!
Eu não sou uma pessoa impulsiva, muito pelo contrário, eu faço lista, planejo, faço contas, espero o momento perfeito, adio e muitas vezes acabo desistindo. Conversei com meus pais, comecei a guardar dinheiro e esperar o momento certo.
Durante a pandemia fiquei uns dias com as cachorrinhas de uma amiga, depois que elas foram embora senti muita falta! Senti falta da companhia, de ter motivo pra sair da cama, da segurança...
É uma via de mão dupla, tem vários cachorros precisando de uma casa e tem eu precisando de um doguinho para dar amor!
Sou 100% contra a compra de qualquer animal, então as opções para encontrar um cachorro são ONGs, pessoas que dão lar temporário, rua e o canil.
Aqui em Juiz de Fora o Canil Municipal tem muitos cachorrinhos, gatos e até cavalo! Os animais são castrados, vacinados , vermifugados e ficam esperando a adoção. Dessa forma, alguns gastos mais altos conseguem ser evitados.
Conversando com a minha prima, que fez veterinária, montei uma lista do que precisaria inicialmente para o cachorro:
*Ração,
*Tigela (comedouro/bebedouro),
*Coleira e guia,
*Xampu,
*Escova,
*Brinquedos,
*Vacina Óctupla/Déctupla
*Vermífugo
*Antipulga
*Veterinário
A vacina que eles dão no canil é a antirrábica, mas não é só essa que eles precisam tomar, e é sempre bom fazer alguns exames e saber se está tudo bem.

Alguns gastos são mensais, como a ração, outros são periódicos, como o antipulga, outros são anuais, como as vacinas, ah e tem os emergenciais, como veterinário e medicamentos.
Então coloquei tudo na ponta do lápis, fiz as contas, juntei dinheiro e fui!
Gravei tudo que eu pude em um vlog!
Resumindo, fomos em um dia (30/04), mas esqueci que no dia seguinte era feriado e não me informaram que fecharia mais cedo, então não tive tempo suficiente para ver os animais e escolher. Como lá é longe e não tenho carro, fui de Uber e voltei com um taxista que eu combinei, morri em uma grana e voltei sem cachorro! 
Voltei com a minha prima dia 04/05, dessa vez com tempo, vimos os cachorros (vi só os adultos e eu queria fêmea), me aproximei de alguns e aí vi uma cachorrinha toda marrom, até o nariz, e me apaixonei! 
Pedi para tirar ela e pude chegar perto, fazer carinho, ver ela melhor e escolher! Depois, preenchi uns formulários, recebi orientações enquanto o veterinário checou ela e pronto!
Voltamos pra casa, dei um banho, ela conheceu tudo e começamos a adaptação! 
Ela estava no canil desde os 5 meses, ela está com 1 ano e 8 meses (dá pra saber porque os cachorros têm chip), 14 kg, uma criança, super levada e curiosa! Levamos no veterinário, ela tomou as vacinas restantes, fez exame de sangue e fezes, está ótima e super saudável!
A parte mais difícil é ensinar a segurar para fazer as necessidades no lugar certo e não mexer no que não deve! hahaha
Maia adora correr, morder os brinquedinhos, fuçar nos vasos de planta (tirei tudo que pudesse ser perigoso do alcance dela, mas ela não poupou as salsinhas), passear (ou ir me carregando, ela é muito forte e ainda está aprendendo a passear com a coleira), comer maçã, tomar sol, deitar na cadeira e ganhar muito carinho!
Queria um cão de guarda, ela late para algumas coisas, para outras não... 
No início, quando eu saía, ela chorava, uivava e fazia aquele drama, agora ela já está mais acostumada.
Ela não é exatamente o que eu esperava, mas nada que o tempo, adestramento e paciência não resolva!
É muito importante ter responsabilidade ao tomar a decisão de ter um pet, cuidar das necessidades, educar e dar muito carinho! Tem que pensar no futuro, daqui a 10 anos eu ainda vou estar cuidando dela, ela não é descartável! 
Fiquei muito triste pensando nos outros animais do canil que ainda não foram adotados, tantos cachorros e gatinhos esperando um lar e uma família. Quem quiser um pet, considere a adoção, pesquisem sobre.
Vou mostrando mais dela no Instagram e preciso de dicas de adestramento!
Me contem se vocês também tem pets e como eles são!
Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Topo